Cúpula promove VIII encontro anual e IV Ranking nesta semana

Posted by | March 02, 2020 | Blog | No Comments
cupula da cachaça 2020a

A Cúpula da Cachaça realiza de 5 a 8 de março o seu oitavo encontro anual. Como nos anteriores, o local escolhido para a reunião do grupo formado por 12 dos maiores especialistas em cachaça do país é a Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP).

Durante o encontro, será realizada a etapa final da quarta edição do Ranking Cúpula da Cachaça, o maior e mais democrático concurso de bebidas do país, que ocorre a cada dois anos.

A partir da sexta-feira, 6 de março, pela manhã e até a tarde do dia 7, os especialistas em análise sensorial da Cúpula da Cachaça irão degustar, às cegas, amostras de 50 diferentes cachaças. Eles distribuirão notas para as características visuais, olfativas e de paladar de cada rótulo.

Depois da degustação, as cachaças serão ranqueadas em três diferentes categorias (armazenadas em inox, armazenadas/envelhecidas e premium/extra premium). O resultado do Ranking será publicado pelo Paladar Estadão nos dias seguintes à realização da Cúpula.

O Paladar Estadão é mais uma vez parceiro do Ranking, assim como o Chalé e Cachaçaria Macaúva e a distribuidora Solution Comercial.
selo ranking 2020 b (1)

Cachaçaria Macaúva

Durante os dias de realização da Cúpula, a Cachaçaria Macaúva irá abrir as portas a partir de 18h e os cúpulos estarão confraternizando com o público em geral.

A casa está com cardápio de jantar e petiscos renovado e mantém uma premiada carta de cachaças com 40 das melhores representantes da produção nacional. A carta é assinada pelo cúpulo e proprietário da casa, Milton Lima.

Durante a Cúpula, o atual presidente da instituição, Manoel Agostinho Lima Novo, lança o seu segundo livro, A arte do blend na cachaça. E será inaugurada uma placa em homenagem ao cúpulo e master blender Erwin Weimann, que morreu no ano passado.

A Cúpula da Cachaça

A Cúpula da Cachaça, formada em 2013, reúne atualmente 12 profissionais das mais diferentes formações, mas ligados pelo conhecimento e paixão pela cachaça. O grupo se dedica a articular ações em prol da valorização do destilado nacional brasileiro e do desenvolvimento do setor.

Além do Ranking bianual, a Cúpula publica a Cachaça em Revista anualmente, com artigos dos cúpulos e tem uma cadeira permanente na Câmara Setorial da Cachaça, vinculada ao Ministério da Agricultura.

Saiba quem são os cúpulos clicando aqui.

 

 

About Admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.