O concurso que mobiliza todo o setor de cachaça teve início às 12h de domingo (03/10). É a quinta edição do Ranking Cúpula da Cachaça, a mais democrática e abrangente avaliação do mercado brasileiro de destilados.
O Ranking é promovido pela Cúpula da Cachaça, grupo formado por 11 profissionais especialistas no destilado nacional brasileiro. O objetivo da iniciativa é ampliar a visibilidade ao setor de cachaça como um todo e fomentar a qualidade da produção.
“O Ranking atesta a excepcional qualidade e a variedade incomparável que encontramos no setor de cachaça. É uma iniciativa que não pertence mais à Cúpula, tornou-se um patrimônio de todos os que estão envolvidos de alguma forma no mercado da cachaça”, diz o presidente da Cúpula da Cachaça, Manoel Agostinho Lima Novo.
O Ranking é bianual e, desde sua primeira edição, em 2014, é formatado em três etapas. A primeira delas, a Votação Popular, será aberta neste domingo. Os “eleitores” poderão votar, em uma página especial do site da Cúpula da Cachaça, em até três cachaças diferentes. O voto é individual e só é possível votar uma vez.
No Ranking mais recente, foram 33 mil votantes, que citaram mais de 950 rótulos de cachaças de 16 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
A Votação Popular se estenderá por dois meses. As 250 cachaças mais citadas formam a lista das Cachaças Mais Queridas do Brasil. Essa relação será enviada para 30 especialistas escolhidos entre os mais atuantes e com maior conhecimento sobre o destilado nacional brasileiro. Eles terão em torno de 30 dias para selecionar as 50 cachaças finalistas do concurso.
A fase final do Ranking acontece na Cachaçaria Macaúva, em Analândia (SP), local conhecido pela excelente carta de cachaças e que conta também com uma pousada.
Durante três dias, os ‘cúpulos’ – como são chamados os integrantes da Cúpula – degustarão às cegas as 50 cachaças finalistas e vão atribuir notas para quesitos visuais, olfativos, gustativos e de personalidade.
As cachaças da terceira fase serão divididas em três categorias: Inox, Armazenadas e Envelhecidas e Premium/ Extra Premium. Cada categoria terá o seu ranqueamento e uma cachaça campeã. O rótulo que tiver a maior nota entre as três categorias receberá ainda o título de ‘Cachaça do Ano’.
O resultado final do V Ranking Cúpula da Cachaça será publicado pelo Paladar Estadão em 16 de março do próximo ano.
As 50 cachaças finalistas terão direito a usar o selo do V Ranking Cúpula da Cachaça, um diferencial importante em um mercado que comporta 5,5 mil rótulos de cachaça.
As atuais campeãs do Ranking Cúpula da Cachaça são a Cachaça Tiê, entre as armazenadas em inox; a Leblon Signature Merlet, entre as armazenadas/ envelhecidas, e a Companheira Extra Premium entre as Premium/ Extra Premium. Essa última também levou o título de Cachaça do Ano.